#Culture
Target:
Ao Patriarcado de Lisboa e à Assembleia da República
Region:
Portugal
Website:
cidadanialx.blogspot.com

A Sé-catedral de Lisboa é um dos mais antigos e emblemáticos Monumentos Nacionais do País e é a Sé Patriarcal de Portugal.

Como Monumento Nacional está ao abrigo da Lei de Bases do património que estipula que se deve preservar e salvaguardar os elementos que estiveram na base dessa classificação. Assim, qualquer intervenção deve respeitar o pré-existente, reduzindo ao mínimo a inserção de elementos dissonantes e intrusivos.

Está prestes a iniciar-se uma intervenção para o Claustro da Sé com vista à necessária musealização dos achados arqueológicos, cujas escavações duraram quase três décadas e outras tantas peripécias. Essa intervenção deve ser revista pelas seguintes razões:
- Foi viabilizada nos termos de um protocolo entre a Direcção-Geral do Património Cultural e o Patriarcado de Lisboa, com amplo conhecimento e activa promoção por parte do Cabido da Sé, mas sem qualquer debate ou escrutínio público.
- Implica a demolição de parte significativa da muralha da Sé para construção de um acesso ao museu com abertura de porta, na Rua das Cruzes da Sé.
- Implica a construção de acessibilidades intrusivas (passadiço e elevador), bem como torre coroando uma escada vertical, coberta a azulejos e espelhada, em forma de elipse;
- Implica a ancoragem em betão armado para encriptação dos núcleos mais profundos, ao que sabemos sem parecer técnico (sísmico) do LNEC, como um MN mereceria;
- Há as maiores dúvidas sobre a validade de um concurso público aprovado por "juiz em causa própria".
Isto é, em pleno século XXI pretende-se uma construção nova num MN consolidado, numa linha estética e arquitectónica avessa a respeitar os valores patrimoniais existentes, lesiva da integridade patrimonial do monumento.

Pedem os signatários:
- que se divulgue publicamente o projecto em curso em todos os órgãos de informação e na rede;
- que se lance um debate público sobre o projecto do arquitecto Adalberto Dias;
- que se divulgue o protocolo celebrado entre a DGPC e o Patriarcado de Lisboa;
- que se divulguem os termos do concurso público e quais os concorrentes admitidos bem como o nome e funções institucionais dos membros do júri;
- que se investigue um eventual conflito de interesses entre vencedor do concurso público e a tutela.
- que de forma nenhuma se permita a todo e qualquer projecto de musealização dos achados arqueológicos a abertura de vãos na muralha da Sé (foto d'O Corvo), nem a construção de elevadores e/ou de torres espelhadas.

Os abaixo assinados

...

GoPetition respects your privacy.

The PETIÇÃO EM DEFESA DA INTEGRIDADE DA SÉ PATRIARCAL DE LISBOA petition to Ao Patriarcado de Lisboa e à Assembleia da República was written by Fórum Cidadania Lx and is in the category Culture at GoPetition.