- Target:
- Ciclistas, Trabalhadores e Estudantes - População em Geral
- Region:
- Brazil
- Website:
- manifesto
As legislações federais existentes que amparam e dão diretrizes ao uso de bicicletas em nosso país, tais como: código nacional de trânsito, estatuto das cidades, Resolução nº07 do ConCidades, Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade - PlanMob, Projeto de Lei 1687/2007 da Política Nacional de Mobilidade Urbana, também sejam criados em Pernambuco, reforçando o recém Plano Diretor de Transporte Urbano – PDTU/RMR, outras leis que possam desempenhar o papel de fomentar e de dá garantias aos usuários de bicicleta num deslocamento seguro, como também, da sua integração aos modos coletivos de transporte – ônibus, trem, metrô entre outros modais.
Nós cidadãos das cidades da Região Metropolitana do Recife - RMR, conscientes da problemática ambiental exigimos do poder público local uma Política de Mobilidade Urbana, considerando a Bicicleta como meio de transporte dentro do sistema de circulação da RMR, buscando a construção de Cidades Sustentáveis, da gestão participativa, da eqüidade no uso do espaço público, e principalmente, da segurança para pedalar. Isto exige políticas públicas específicas que segundo o Ministério das Cidades devem ser implementadas pelas três esferas de governo (a federal, a estadual e a municipal).
O uso da bicicleta é fundamental como meio de transporte não somente para atividades de lazer, mas por motivo de trabalho e estudo, e consideramos que seja dado a este modo de transporte, o tratamento adequado, pelo papel que ela desempenha nos deslocamentos urbanos de milhares de pessoas.
Exigimos a criação de ciclovias, como também de diversas técnicas usadas para garantir a bicicleta no sistema de circulação das cidades, pois a ciclovia é uma das tantas soluções técnicas existentes para desenvolver uma política de segurança aos ciclistas. Queremos que existam ciclovias (ciclofaixas e ciclopistas), paraciclos (estacionamentos abertos), bicicletários (estacionamentos fechados), campanhas educativas, sinalizações horizontais e verticais específicas, iluminação e tratamento paisagístico para que o pedalante se sinta protegido e respeitado.
Queremos que, além de todas as legislações federais existentes que amparam e dão diretrizes ao uso de bicicletas em nosso país, tais como: código nacional de trânsito, estatuto das cidades, Resolução nº07 do ConCidades, Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade - PlanMob, Projeto de Lei 1687/2007 da Política Nacional de Mobilidade Urbana, também sejam criados em Pernambuco, reforçando o recém Plano Diretor de Transporte Urbano – PDTU/RMR, outras leis que possam desempenhar o papel de fomentar e de dá garantias aos usuários de bicicleta num deslocamento seguro, como também, da sua integração aos modos coletivos de transporte – ônibus, trem, metrô entre outros modais.
Queremos a criação da Casa do Ciclista, enquanto espaço de políticas voltadas à educação e as campanhas estaduais de educação no trânsito, organização de passeios ciclísticos, fóruns de discussões, etc.
Questionamos o poder público estadual e municipal que pouco ou quase nada tem sido feito ao longo da história de nossas cidades metropolitanas, não existindo uma política efetiva e permanente de inclusão da bicicleta como um modal a ser considerado, e respeitando, acima de tudo, a gente simples e trabalhadora que precisa da bicicleta como um meio de transporte eficiente, barato e seguro.
You can further help this campaign by sponsoring it
The Melhores Condições aos Ciclistas petition to Ciclistas, Trabalhadores e Estudantes - População em Geral was written by Marcelo and is in the category City & Town Planning at GoPetition.